• Irineu Braghetti Filho

NINGUÉM QUER SER UMA SUPOSIÇÃO


Ninguém gosta de não ser valorizado.

Ninguém gosta de ser ignorado, não ser levado em consideração. As esposas esperam um elogio por qualquer coisa que façam, como um jantar, os maridos também por qualquer atividade que venha a fazer no lar, as crianças por suas tarefas escolares e os funcionários, pela execução do seu trabalho.

Falar simplesmente “supus que você soubesse o quanto aprecio o seu trabalho” não irá motivar ninguém e muito menos ajudar a ter um desempenho melhor, não é verdade? Todos nós queremos saber que estamos sendo apreciados e ouvir isso diretamente do outro. Afinal, de que forma saberemos se os outros se importam com a gente? Ou que nós importamos? Simplesmente, e é fato, não expressar nossa apreciação aos outros equipara-se a como se eles não existissem, ou como se fossem invisíveis.

É comprovado que, se quisermos atingir o auge, temos a necessidade de alguém gritando em nossos ouvidos “Vamos lá, você consegue! Sei que você consegue! Você é capaz! Força! Vamos em frente!” Mas não é algo que admitimos com facilidade – muitas vezes, pensamos que podemos fazer tudo sozinhos. Para algumas pessoas, elogios e reconhecimento podem parecer irrelevantes, inapropriados ou até normais. Mas nós, humanos, precisamos ser encorajados. É fato que 2% somente dos gestores acham que o encorajamento não é muito importante para eles. O restante, reconhece que o encorajamento melhora o desempenho, fortalece a determinação e melhora em muito a saúde. De outra maneira, por que considerar um público? Por que não somente cantar em uma sala vazia, jogar futebol em um estádio vazio ou vender um produto para você mesmo? A realidade é que precisamos do aplauso para fazer o nosso melhor. Apreciamos um elogio e ao menos um “obrigado”.

Há várias maneiras de fazer isso e encontrar uma maneira de agradecer permite que os outros saibam que você aprecia as contribuições que eles estão dando. Não falar “obrigado” pode fazer com que eles se sintam como se o que estão fazendo não importasse e que ninguém realmente se interessasse. É semelhante com o sentimento que temos quando damos um presente a alguém e essa pessoa não agradece.

Bilhetes de agradecimento, posts no quadro de avisos da empresa, não garantem maior comprometimento. O que faz com que esses gestos se revelem efetivos é a preocupação e o respeito genuínos por aqueles que estão realizando o trabalho. Precisamos aceitar e reconhecer que nada realmente significativo pode jamais ser atingido a não ser que as pessoas se sintam apreciadas por seus líderes.

São muito poucas coisas na vida que podemos declarar termos feito sem a ajuda de outras pessoas. Na liderança, nada que realizamos é individual. Nada, simplesmente nada. Não importa se você é o CEO ou o supervisor, o diretor executivo, o coordenador voluntário ou o capitão do time; você nunca faz nada sozinho. O legado de um líder é, na verdade, o legado de muitos.

Os líderes fazem contribuições únicas, mas os outros desempenham papéis importantes. Mostrar apreciação garante que todos percebam que não estão sendo ignorados, que não são uma suposição e que são considerados. Eles saberão que são importantes para a criação de algo significativo.

Fortaleça, dê importância, promova o reconhecimento de seu time. Faça com que as pessoas saibam que são importantes, que seus esforços importam e que estão desempenhando bem suas tarefas.

Aprecie!

#feedbacks #emoções #Acrediteemvocê #sentimentos #Habilidades #Motivação #Desafios #relaçõesinterpessoais #Sucesso #Produtividade #Relacionamento #Engajamento #gestaodepessoas #Organização #valores #Liderança #Comunicação #Líder

Siga-nos nas Redes Sociais

  • YouTube IFL Channel

© 2020 por Insights For Leaders

algumas imagens atribuídas à freepik.com - Designed by Freepik