• Irineu Braghetti Filho

Que valores, traços pessoais ou características você busca em um líder?


Muitos, talvez, a primeira coisa que viria em sua mente seria “que ele inspire”, seria o óbvio! Mas também muito amplo e inconclusivo!

Acontece que para “inspirar” deve existir uma razão, um propósito, uma característica pessoal, ou seja, um valor, um traço, ou algo que realmente o identifique como um líder.

Pesquisas realizadas por Jim Kouzes e Barry Posner, relacionados entre os principais professores de liderança dos EUA, elaboraram um questionário intitulado “Características de Líderes Admirados” aplicada a mais de 75 mil pessoas em várias partes do mundo, que consistia em uma lista de verificação que assinalassem as sete qualidades que “mais buscavam e admiravam em um líder, em uma pessoa a que estivessem dispostos a seguir”.

Surpreendentemente, com variações mínimas em contextos demográficos, culturais ou organizacionais diferentes, em todos os lugares, ficou claramente refletido a existência de “caráter” essenciais pelos quais a pessoa deve passar antes de ser considerada líder.

As características que as pessoas mais procuram em um líder, são:

  • Honestidade

  • Proatividade

  • Inspiradora

  • Competente

Essa investigação sobre os atributos desejáveis em um líder demonstra relações consistentes e claras com as histórias que ouvimos das pessoas sobre suas experiências bem-sucedidas de liderança. Quando estão em seu ponto mais alto de desempenho, os líderes estão fazendo algo mais do que simplesmente obter resultados, eles também estão respondendo às expectativas de seus subordinados.

Em síntese, os líderes exemplares respondem às expectativas de seus subordinados com base em que “os líderes não podem Traçar o Caminho sem serem honestos”, a prática de liderança de Inspirar uma Visão Compartilhada implica ser também proativo e inspirador e, quando os líderes Desafiam o Processo, eles também se mostram dinâmicos. A integridade de caráter desempenha um papel fundamental na forma como os líderes capacitam outros a agir, tal como ocorrer com a própria competência do líder. Da mesma maneira, os líderes que reconhecem e celebram as conquistas significativas, demonstram também inspiração e energia positiva que ampliam a compreensão e o comprometimento de seus subordinados em relação à visão e os valores.

Neste artigo especificamente, irei comentar apenas e resumidamente sobre o atributo honestidade.

HONESTIDADE - A honestidade está fortemente ligada aos valores e à ética. Apreciamos as pessoas que se mantêm firmes em princípios consistentes. Nos recusamos a seguir aquelas que não confiam nas próprias crenças. Puramente, não confiamos em pessoas que não podem ou não querem mostrar um conjunto nítido de valores, princípios éticos e padrões de conduta em que vivemos.

Claramente, quando as pessoas voluntariamente seguem alguém, seja em uma batalha, seja na alta administração, seja no trabalho, é certo de que a pessoa merece sua confiança. Querem ter certeza de que a pessoa é confiável, que tem comportamento ético e reúne alguns princípios. Quando nos falam das qualidades que admiram em um líder, usam muitas vezes expressões como integridade e caráter como sinônimos de honestidade.

Seguir alguém que sabemos ser desonesto, compreendemos claramente que estamos comprometendo nossa própria integridade. Ao longo do tempo, perdemos o respeito não somente pelo líder, mas por nós mesmos.

A CREDIBILIDADE É O FUNDAMENTO DA LIDERANÇA!

#Liderança #valores #desenvolvimentoprofissional #gestaodepessoas #PontosFortes #Habilidades #relaçõesinterpessoais #Engajamento #Organização

2 visualizações

Siga-nos nas Redes Sociais

  • YouTube IFL Channel

© 2020 por Insights For Leaders

algumas imagens atribuídas à freepik.com - Designed by Freepik