• Irineu Braghetti Filho

PLANEJAMENTO ADIADO? POR QUÊ?

Atualizado: Jun 24



Como não é diferente, viramos 2019 para 2020 com esperanças, “fizemos” aquele monte de planejamento para o ano, sonhos, perspectivas, ... não é verdade.


Pois bem, para aqueles que trabalham em planejamento de projetos sabem muito bem que por mais que inicialmente sejam programadas as etapas, os cenários, tarefas, alocação de recursos, previsão de custos, datas de entregas e, por aí... por mais que se tenha feito com o máximo de criticidade, ao longo do mesmo, intercorrências acontecem. Mas o que geralmente não se prevê são “catástrofes”, correto!? Mesmo porque catástrofes são atemporais e não temos uma bola de cristal para prever que, por exemplo, um meteoro irá cair na Terra, acontecerá uma guerra na Lua, ou um pouco mais realista, algum “key-user” da equipe irá adoecer por um longo período, e.... e um COVID-19 irá dominar o mundo e causar um caos, fazendo com que a maioria das pessoas fiquem reclusas em suas casas.


Muitos me perguntam: o que fazemos nesse caso? Bem, não existe fórmula matemática ainda, ao menos desconheço, para prever fatos atemporais. Tenho como hábito, sempre, estimar um percentual de prazo extra, ou seja, para um “sprint”, para aqueles que trabalham com SCRUM, de três semanas, estendo para quatro. Dou uma folga para imprevistos. Se entregamos antes, maravilha, superamos a meta, mérito ao time; se entregamos no prazo, ótimo, fomos eficientes; entenderam!?


Agora, com certeza, você irá me questionar. E quanto ao CODIV-19? A resposta é simples: - adapte sua maneira de trabalhar. Existem inúmeras ferramentas de comunicação online para reuniões entre os participantes do projeto, de compartilhamento de informações, de gestão de projetos, os arquivos hoje estão em Clouds (nuvens), aferição do tempo de trabalho, e muitas outras.


Aqueles profissionais que ainda não utilizam nenhuma ferramenta, e conheço um bom percentual deles, está na hora de se adaptar meu velho! Atrasar projeto porque está trabalhando em casa e não sabe usá-las? Não tem mais justificativa!


Outro ponto MUITO IMPORTANTE! Conheço um "punhado" de líderes que não sabem liderar virtualmente.... isso sim é uma catástrofe!


E para aqueles que tiveram de adiar os seus projetos pessoais, ou mesmo profissionais, não os jogue fora. Tempo de repensar, reavaliar e reprogramar para o momento adequado. Ficar desolado, deprimido, são para os fracos!


Tenha sim, RESILIÊNCIA, FOCO, RESPONSABILIDADE, PONDERAÇÃO, PACIÊNCIA, SOLIDARIEDADE, acatar aos órgãos estaduais e federais para as orientações de saúde e acima de tudo, BOM SENSO!


Boa sorte a todos, protejam não só a si mesmos, mas uns aos outros.


A preservação da sua saúde é que irá garantir o futuro de todos!



17 visualizações

Siga-nos nas Redes Sociais

  • YouTube IFL Channel

© 2020 por Insights For Leaders

algumas imagens atribuídas à freepik.com - Designed by Freepik