• Irineu Braghetti Filho

REFLEXÕES a respeito de ÉTICA – Pessoal & Profissional


Já ouviu falar?


Conhece alguma coisa a respeito?


Pratica?


Vamos lá!


Leio inúmeros artigos em todos os meios de comunicação falando a mesma coisa “agir de forma correta; ser ético é ajudar o próximo e fazer somente o bem; cumprir os valores que a sociedade estabelece; relacionamento do indivíduo com os outros profissionais; cumprir as atividades de sua profissão com dignidade; ser humilde; ...” resumindo: agir de forma correta, respeitando os valores da organização e da sociedade.


Bom, então não descreverei novamente para não ser redundante e cansativo e, aqueles que conhecem e praticam, sabem do que estou falando.


No atual cenário competitivo, era da comunicação, constante exposição nas mídias sociais, era digital, etc., o que continuamente observo, principalmente nas empresas é a falta de ética com seus fornecedores, clientes e por incrível que pareça, com os seus próprios colaboradores, ou seja, com a própria cadeia de valor.


Por que estou comentando isso?


Em relação a fornecedor, a empresa solicita uma proposta para um determinado serviço, cotação de um produto, orçamento para qualquer coisa, e o fornecedor fica aguardando eternamente uma resposta, um comunicado de recebimento do envio, um feedback de como está o processo, e, o que ocorre na maioria das vezes, ninguém retorna, ninguém dá satisfação, ninguém envia um e-mail, um telefonema, nada, como se o fornecedor estivesse ali a disposição para lhe atender a qualquer hora, a qualquer momento, e por fim, o cliente entra em contato desesperadamente  na véspera do evento e quer o serviço ou o produto de bate-pronto. Não é verdade!? E que esteja disponível!


Cliente, pessoa física, esse então é um pobre coitado! Efetua a compra com a promessa de um produto de qualidade, garantia, com entrega programada e, aí começa a decepção e o arrependimento. Ligar à central de atendimento, nem se fala! É aquela demora, aquele desprezo, enrolação e, na maioria das vezes, o cliente ainda não é atendido; se for então para cancelar a compra, esquece! Perda de tempo!


Então questiono, onde está a ética? Estamos vivendo em uma época em que o conceito “ética” é muito citado, e, com toda a razão, muito questionado no sentido de sua falta na prática. De fato, se “ética” é proceder bem, não prejudicar o próximo, e respeitar os valores estabelecidos na sociedade em que se vive (fundindo-se com o conceito de “moral”) não deve estar somente descrito na missão e valores das empresas, ou nos discursos dos “líderes”, do CEO ou dos donos, ele deve estar na prática do dia a dia. Mas infelizmente, estamos com tal mercadoria em falta!


Reflita sobre isso, ética profissional é o reflexo da ética pessoal



1 visualização

Siga-nos nas Redes Sociais

  • YouTube IFL Channel

© 2020 por Insights For Leaders

algumas imagens atribuídas à freepik.com - Designed by Freepik