• Irineu Braghetti Filho

Você reconhece as necessidades que estão por trás de seus sentimentos?


O que os outros dizem e fazem pode ser o estímulo, mas nunca a causa de nossos sentimentos. Qual o cerne da sua comunicação? Você consegue compartilhar suas vulnerabilidades mais profundas?

Quando alguém se comunica de forma negativa, temos quatro opções de como receber essa mensagem:

1. Culpar a nós mesmos.

2. Culpar os outros.

3. Perceber nossos próprios sentimentos e necessidades.

4. Perceber os sentimentos e necessidades escondidos por trás da mensagem negativa da outra pessoa.

Culpas, insultos, rotulação, depreciação, críticas, diagnósticos e interpretações dos outros são expressões alienadas de nossas próprias necessidades e valores. São todos formas de julgamentos como por exemplo: “O teu problema é ser egoísta demais”, “Ela é preguiçosa”, “Eles são preconceituosos”. Se meu colega é mais atento a detalhes ele é cri-cri. Quando os outros ouvem críticas, tendem a investir sua energia na autodefesa ou contra ataque.

No mundo, geralmente, somos julgados por identificarmos e revelarmos nossas necessidades e fazer isso pode ser assustador.

No decorrer do desenvolvimento da responsabilidade emocional, a maioria de nós passa por três estágios:

1. Escravidão emocional – acreditar que somos responsáveis pelos sentimentos dos outros.

2. Estágio ranzinza ou murmurão – nos recusamos a admitir que nos importamos com os sentimentos e necessidades de qualquer pessoa.

3. Libertação emocional – aceitamos a responsabilidade por nossos próprios sentimentos, mas não pelos sentimentos dos outros e temos a consciência de que nunca poderemos atender a nossas próprias necessidades à custa dos outros.

Pagamos caro quando as pessoas reagem a nossos valores e necessidades não pelo desejo da entrega de coração, mas por medo, culpa ou vergonha.

Em que estágio está a sua comunicação? Você está expressando seus valores e necessidades de forma adequada?

#Acrediteemvocê #simpatia #Relacionamento #empatia #Motivação #emoções #Coach #relaçõesinterpessoais #Coaching #sentimentos

1 visualização

Siga-nos nas Redes Sociais

  • YouTube IFL Channel

© 2020 por Insights For Leaders

algumas imagens atribuídas à freepik.com - Designed by Freepik